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Design Thinking na MAPFRE

Design Thinking na MAPFRE

Design Thinking é uma metodologia para gerar ideias inovadoras com especial atenção em compreender  e dar solução às necessidades reais dos utilizadores. O Design Thinking, que começou a ser desenvolvido na Universidade de Stanford nos EUA, nos anos 70, tem como principal objetivo um estilo colaborativo e interativo de trabalho, isto é, uma aprendizagem contínua, com base em tentativa e erro, voltando a começar em qualquer uma das fases sempre que for necessário. Isso favorece um modo de pensar no qual surgem hipóteses inovadoras, minimizando a probabilidade de erro na hora de levar ao mercado produtos e serviços inovadores.

A MAPFRE apostou nesta metodologia uma vez que responde perfeitamente às fases do processo de inovação da nossa empresa.

A área corporativa de Negócio, Clientes e Inovação e a de Recursos Humanos criaram programas de treino para todos os níveis da organização nos quais o Design Thinking é trabalhado. Em 2016 foram realizadas mais de cinco mil inscrições no curso de eLearning A Inovação na MAPFRE. Foi ainda dada formação de forma presencial a 318 funcionários neste tipo de metodologia, englobando todas as regiões.

Assim, a MAPFRE continua a avançar na transformação da organização na procura da inovação, formando as pessoas que trabalham na empresa com ferramentas que nos permitam agilizar processos, ter foco no cliente, responder às necessidades reais do nosso negócio e, de forma definitiva, que nos ajudem a alcançar os nossos objetivos estratégicos.

5 chaves para implementar o Design Thinking numa organização

  • Equipas multidisciplinares: aplicar pensamentos divergentes (muitas soluções, possíveis ou impossíveis) e convergentes (selecionar a melhor resolução).
  • Escutar e ter empatia com o cliente.
  • O fracasso é uma experiência. Iterar e articular fazem parte do caminho para o sucesso.
  • Processos de produção mais ágeis.
  • Espaços criativos que promovam uma maior interação e comunicação entre os funcionários.