NOTÍCIAS

5 sintomas para saber se o teu telefone foi pirateado

5 sintomas para saber se o teu telefone foi pirateado

Quando o telefone é pirateado, alguém pode estar aceder aos seus dados pessoais para roubar a sua identidade ou para realizar outra série de ações perigosas.

Por isso, é aconselhável estar atento aos sinais que indicam que o dispositivo não está a agir normalmente e, portanto, está infetado. Se reconhecer algum dos seguintes sintomas pode estar em perigo.

1. Janelas pop-up
Recebe constantemente mensagens que alertam de que o seu telefone está infectado e pedem que faça o download de um software antivírus gratuito? Ou os anúncios estão a aparecer do nada para que possa aceder a certas aplicações? Então, deve estar alerta, porque é muito possível que o seu telefone tenha um malware. Com certeza, verifique o consumo de dados móveis das suas aplicações para ver se há alguma atividade incomum.

2. O consumo de bateria e dados é ativado
Se a bateria dura menos que o habitual, mesmo com o uso normal do telefone, isso pode ser devido a um malware que está ser executado em segundo plano.  No entanto, este alto consumo pode ter a sua origem no uso que fazemos do telemóvel. Videoconferência, GPS, Bluetooth ou ao ecrã com o brilho máximo aceleram o desgaste da bateria.
Se falamos de dados, o veredicto é mais confiável. Se consumido mais rápido do que calculamos, é um sintoma claro de malware.

3. As chamadas são cortadas
Se não houver problemas de cobertura, mas as chamadas são cortadas, isso significa que temos um malware que tenta intercetar as nossas chamadas ou desviá-las para outros números de alto preço.

4. O telefone desliga
Quando o telefone desliga de repente e sem motivo e depois reinicia, é um sintoma muito claro que está a ser pirateado. Isto acontece porque instalou um spyware.

5. Aparecem aplicativos que não parecem ter sido instalados
Se um novo aplicativo suscitar algumas suspeitas sobre a sua origem, devemos ir ao histórico do Google ou da App Store para nos lembrar se fizemos o download ou não. Em caso de dúvida, é melhor excluir essa aplicação imediatamente. Se não permitir que a remova, sim ou sim é malware.

Proteja o seu dispositivo instalando um antivírus confiável. O McAfee Mobile Security é uma das melhores opções e também é gratuito. Além disso, se atualizar o telemóvel periodicamente, reduzirá os riscos.

Via: Generacion Young