NOTÍCIAS

2018 pode ser um ponto de inflexão para a economia global

2018 pode ser um ponto de inflexão para a economia global

É possível que a economia global cresça 3,7% este ano, um décimo a mais do que se espera que seja registado em 2017, e acima das expectativas de há 12 meses atrás. Entretanto, o crescimento global ficou mais forte e generalizou-se entre os mercados desenvolvidos e emergentes. Em 2018 a previsão é de uma aceleração no contributo dos mercados desenvolvidos (já acima de 2%) e dos mercados emergentes (por volta de 4,9%) para o crescimento mundial, estes últimos liderados pela resiliência no crescimento na China e pela saída da recessão do Brasil e da Rússia.

No entanto, a dinâmica da atividade económica global também demonstra sinais de estabilização e antecipa a probabilidade de este ser o início de uma mudança de ciclo que será materializado no final de 2019. Esta é uma das principais previsões incluídas no relatório "Panorama económico e setorial 2018", elaborado pelo Serviço de Estudos da MAPFRE e editado pela Fundação MAPFRE.

Assim, como explica Manuel Aguilera, diretor geral do Serviço de Estudos, "2018 será um ano dominado pela mudança no momento cíclico de várias economias desenvolvidas, pela possível reversão do excesso de otimismo que deve acontecer antes das mudanças de ciclo económico, e pelo início de um processo gradual de ajuste da liquidez global".

O mundo ainda vive um forte momento de expectativas que, apesar do dinamismo da atividade económica, está distante do desempenho dos indicadores reais. Esse risco poderá transformar a visão de continuidade de 2018 num cenário de risco. Neste caso, o catalisador será um choque de liquidez global aumentado e transmitido por uma má gestão monetária e um comportamento pró-cíclico das carteiras de investimentos globais.

O relatório enfatiza o risco de queda das expectativas de inflação a longo prazo, que terá uma singular relevância em 2018. A inflação permanecerá contida mas orientada para os objetivos dos bancos centrais, com as taxas de juro a longo prazo a crescer, com tímidas melhorias nos seus prémios a prazo. O prognóstico do Serviço de Estudos é de que a taxa de juro oficial dos Estados Unidos da América fique em aproximadamente 2% até ao final de 2018, enquanto a taxa do BCE se vai manter em 0%.

Este é o segundo relatório anual de perspetivas preparado pela unidade de análise económica da MAPFRE, que tem como objetivo oferecer uma visão geral das perspetivas e previsões relacionadas com o comportamento económico a nível global e das principais economias durante 2018. A partir desse marco geral, analisa o ambiente que o setor segurador poderá enfrentar.

Fonte: MAPFRE| Seguros Gerais